A consultoria financeira pessoal é uma consulta como a de um médico, porém com o objetivo de te ajudar financeiramente e, de mostrar o caminho para você conseguir chegar nos seus objetivos.
Todos nós sonhamos em um dia fazer algo diferente e esse sonho pode ser encurtado em dias, meses e até anos dependendo do caso por causa dos conselhos de um consultor financeiro pessoal ou empresarial.
No momento em que vamos vamos investir, percebemos que não é uma tarefa simples, pois há várias variáveis, por isso, consultar com alguém que entende do assunto é uma sábia escolha.
Neste artigo você conhecerá a importância de um consultor financeiro!!
Consultoria Financeira vale a pena?
Para responder essa pergunta, vou explicar uma das raízes do sucesso.
Explicação de uma Raíz do Sucesso:
Existe “O Que”, que corresponde a 10% do resultado.
O que eu preciso para…
Depois vem o “Como” (Como fazer… – termo mais pesquisado no Google), que representa a 20% do resultado.
Como fazer para investir…
O que condiz a 30% é o “Quando”. Se você comprar a ação hoje ou semana que vem, a diferença pode ser grande de rentabilidade, por causa do momento da entrada (Quando).
Quando comprar uma ação…
E por último, há o “Quem”, que interliga todos os outros, chegando a totalidade (100%).
Quem pode me ajudar a fazer o que eu preciso?
Qual será a pessoa que falará como eu devo fazer?
Quem vai dizer quando fazer?
“Quem” da Vida Financeira:
Você pode pesquisar o que fazer, como fazer e quando fazer, um dia você conseguirá sozinho.
No entanto, no mundo das finanças, essa pesquisa pode sair cara e atrasar mais do que já está atrasado o sonho que você está postergando ano após ano.
Com isso, podemos dizer que o quem da vida financeira é o consultor financeiro.
Então, vale a pena você fazer uma consultoria financeira pessoal?
Você pode encurtar muito o tempo da conquista do seu sonho e dependendo do consultor, por não ganhar comissão em cima dos serviços que ele te indica, a ética e a transparência fica mais visível, focando no melhor para você.
Qual a importância da Consultoria Financeira Pessoal?
Em primeiro lugar, você já percebeu que todas as pessoas de sucesso tem um bom plano financeiro?
Uma consultoria financeira pessoal é tão importante que pode mudar a forma de administrar o seu dinheiro, observando os recursos e investimentos para maior segurança e rentabilidade.
Para você conseguir chegar aonde sonha, precisa observar onde estás. Dessa forma, é analisado para onde estão indo os recursos, se pode continuar ou o que pode ser mudado.
Certamente, o consultor financeiro não vai pedir para você parar de beber ou de comer chocolate, mas tem muitos gastos que você pode evitar e não sabe por falta de educação financeira.
Visto que o investimento da consulta geralmente é recuperado em pouco tempo.
O que é uma Consultoria Financeira Pessoal?
Tem por objetivo a melhoria da gestão financeira (cuidar dos gastos, despesas e receitas), estratégia de investimentos (investir em algo que você possa resgatar quando você gostaria de conquistar o seu sonho) e mudanças de hábitos pessoais (uma pequena mudança pode mudar muito).
As áreas do Consultor Financeiro Pessoal:
- Coaching Financeiro: Processo que auxilia o cliente a alcançar sua ambição financeira, refletindo sobre os gastos e, inegavelmente, as suas conseguências.
- Controle Orçamentário: Como o próprio nome já diz, tem por sua intenção dar suporte aos gastos para otimizar e controlar o orçamento.
- Gestão de Dívidas: O Consultor Financeiro dessa área mostra as pegadas para as pessoas endividadas seguir, mudando um pouco o jeito de pensar e o que fazer. Empréstimo nem sempre é a melhor solução.
- Gestão Financeira Familiar: Busca organizar o patrimônio familiar com renda, gestão de caixa, seguros, planejamento educacional, entre outros.
- Planejamento de Investimento: Procura mostrar para o cliente qual é o melhor investimento do momento com o intuito de receber mais rentabilidade, sempre respeitando a segurança.
- Planejamento de Aposentadoria: Procura ver o que pode ser feito agora para viver mais tranquilo na sua aposentadoria.
Perfil de um Consultor Financeiro:
Existe 2 tipos de consultor financeiro, o externo e o interno, abaixo vou descrever as características de cada um.
>>> Veja aqui Passo a Passo Para Sair Das Dívidas
Consultor Financeiro Externo
É o consultor que trabalha de forma autônoma e não para uma empresa.
- Imparcialidade, ou seja, te indicará o que pensa que é melhor sem segundas intenções;
- Visão livre de “vícios” da pessoa;
- Maior visão sistêmica da pessoa.
Consultor Financeiro Interno
É o consultor que trabalha para uma empresa.
- Contato direto com processos internos;
- Maior acesso a pessoas e grupos de interesse;
- Possui “poder informal” que facilita o trabalho.
Como Funciona a Consultoria Financeira?
Isso varia de Consultor para Consultor e certamente, uma pessoa endividada deve seguir um caminho diferente das pessoas que encontram-se em situações melhores.
Porém, as consultorias financeiras geralmente têm um caminho semelhantemente.
O Passo a Passo das Consultas Financeiras:
Orçamento:
Antes de mais nada, o consultor observa os seus gastos, despesas e receitas. Com isso, ele conseguirá te responder se você está usufruindo do dinheiro da melhor forma.
Será que morar de aluguel não seria mais vantajoso?
Objetivo da Vida Financeira:
Onde você deseja morar daqui algum tempo, como você se vê daqui a 10 anos, como você gostaria de viver, onde você gostaria de estar morando…
Perguntas como essas são extremamente necessárias, dessa maneira o objetivo é criado e por consequência, o desejo momentâneo e imediato torna-se mais fácil de ser controlado.
O Caminho para chegar no Objetivo:
Analisando o orçamento e o objetivo, o consultor te mostrará o caminho para traçar, o que fazer com o seu dinheiro, onde investir, emprestar para alguém ou não e outros requisitos, tudo para chegar mais rápido no objetivo.
Gestão de Risco/Investimento:
Algumas pessoas suportam estar expostas a riscos altos, por algum fato que chamou a atenção ou porque pensam que é a melhor maneira de conseguir ter mais dinheiro.
Em contrapartida, há pessoas não podem perder 1 centavo que já estão tirando o dinheiro do investimento.
Dessa maneira, o consultor financeiro conseguirá mostrar melhor os possíveis investimentos para o seu cliente.
Planejamento Tributário:
Você já ouviu uma pessoa reclamando de pagar impostos e tinha um monte de aluguéis pela cidade?
Pois é. O consultor financeiro mostra o que você pode fazer, por lei, para diminuir os impostos, caso contrário, o investimento pode chegar a não ser o melhor por causa dos impostos.
No exemplo acima, essa pessoa tinha os aluguéis em seu nome, com isso precisava pagar 27,5% de imposto (CPF) e se você abrir uma empresa (CNPJ), reduziria e muito essa cobrança.
Planejamento Sucessório:
Neste requisito, é olhado para o inventário. Da mesma forma que o de cima, o terreno no nome da pessoa jurídica sai mais barato.
Assim como, a previdência privada, atualmente, é um investimento onde o dinheiro passa direto para os herdeiros, sem a necessidade do inventário.
Consultoria Financeira é confiável?
A Consultoria Financeira é confiável o tanto como a pessoa que você escolher para ser a sua consultora financeira ser.
Conclusão:
A consultoria financeira pessoal é válida para cada pessoa, acredito que seja muito necessário na maioria das vezes, e diferente de ir ao hospital – só quando os problemas aparecerem – penso que podemos procurar um especialista antes.
Não há como fazer um seguro de um carro batido…
Contudo, o profissional capacitado, que estudou sobre educação financeira por muito tempo, poderá te passar um conhecimento sobre o que fazer com o seu dinheiro em uma a duas horas.
Espero que tenha gostado do conteúdo!