O dólar é um bom investimento? Não, o fim dele está próximo!

O dólar é um bom investimento ou está com os dias contados e nós precisamos nos preparar? O Brasil está totalmente atrelado a economia norte americana e seu fim pode vir a prejudicar os brasileiros. Inflação, desemprego e crise estão sendo gerados desde 1971, mas nada se compara com o que está prestes a acontecer.

O dólar é um bom investimento?

Vamos entender como essa realidade está tão próxima, o que podemos fazer para nos proteger e se o dólar é um bom investimento, afinal de contas, o dólar é um indicador mega importante e nossa economia é completamente dependente do seu bom desempenho.

Como o dólar se consolidou?

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o dólar se popularizou como e recebeu o título de principal moeda utilizada pelo mundo. Hoje representa 59% das reservas internacionais e participa em 90% das transações no mercado cambial. 

O dólar conseguiu esse posto porque no início de sua economia propôs segurança, baixa inflação, alta produtividade e também teve o acordo de Bretton Woods, que estabeleceu o dólar atrelado ao ouro. Isso chamou a atenção dos países que começariam a se considerar capitalistas.

Enquanto o dólar era atrelado ao ouro, os outros países atrelaram sua moeda ao dólar. Dessa forma, praticamente o mundo todo começou a depender da economia dos Estados Unidos. O dólar é um bom investimento? Hoje ainda vamos descobrir, mas naquela época sim, era muito vantajoso ter ativos dolarizados.

Porém, quando chegou a guerra do Vietnã nos anos 60, a economia dos EUA teve muitos gastos por apoiar seu parceiro na guerra. Com mais outras despesas públicas, o sistema de Bretton passou a não cobrir mais as reservas que o país tinha, porque foi necessário imprimir mais dólares para suportar o que estava acontecendo e por outro lado não havia a possibilidade de crescer e equilibrar com a quantidade de ouro.

Mas a economia americana era muito forte, ainda era muito reconhecida, por isso havia muita aceitação e não deram tanta moral para esse fato. Além do mais, a maior parte das commodities como petróleo e ouro começaram a ser comercializadas em dólares e não havia sentido de promover mudança.

O dólar é um bom investimento? O começo da insegurança.

Porém como o dólar não precisava mais ser lastreado em ouro, a moeda se tornou independente e o próprio governo começou a tomar as decisões do seu rumo, inclusive assumindo dívidas em seu nome e imprimindo o quanto for preciso para tapar os gastos e as besteiras que foram feitas nos péssimos mandatos dos políticos que assumiram o poder.

Dívida e dólar - perigo estados unidos

Sem responsabilidades a cumprir, o lastro agora está nas mãos de pessoas, que são tendenciosas e nem sempre tomam decisões concretas analisando o futuro e os impactos de suas ações.

Como o monopólio da economia mundial se encontra nas mãos de poucas pessoas, não é loucura afirmar que nos momentos seguintes começaram a brincar de roleta russa com a economia mundial.

Como o dólar tem perdido seu valor

Nesse momento a dívida dos EUA está tão alta quanto esteve em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e praticamente chega a 100% do PIB. Isso significa que o país está praticamente gastando tudo o que é produzido em um ano.

Depois da Segunda Grande Guerra a dívida baixou drasticamente por não terem mais gastos com tanques e aeronaves. Porém nesse momento, a dívida não está mais relacionada a uma Grande Guerra, mas sim com diversos outros gastos.

Nas principais despesas está incluso o financiamento de diversas regalias para a nação dos EUA, a guerra da Palestina e os juros que o país deve pagar para quem emprestou dinheiro à nação estadunidense.

O rombo é tão grande que hoje os juros da dívida já superam os gastos com medicamentos e defesa nacional. Se não houver mudanças nos próximos 10 anos, vai haver mais juros a serem pagos que todos os outros gastos estatais.

É como se os Estados Unidos tivesse um cartão de crédito e não tivesse a intensão de arcar com seu consumo, criando assim uma espécie de buraco negro que suga todo seu ganho e cresce cada vez mais.

Ou seja, a economia de um país é parecida com o que você vive. Se você gastar mais que ganha, precisa de pessoas financiando seu estilo de vida e quanto mais o tempo passa, mais problemas você cria.

O dólar é um bom investimento? Riscos próximos

Apenas observando o cenário desde 2000, foram feitos gastos excessivos com guerras. Em 2008 precisou criar dinheiro para salvar empresas da falência por conta da crise que eles mesmos geraram. Em 2017 mudaram a política de impostos e distribuíram auxílios, que diminuíram a arrecadação e aumentaram a despesa. No ano 2020 fez até a impressora de dinheiro pedir arrego de tanta nota emitida para manter tudo funcionando na pandemia.

Tudo isso, culminou no momento em que estamos agora. Com a dívida tão alta, pode haver um momento onde não é possível fazer ela diminuir, gerando assim uma quebra no sistema dólar. Dessa forma surge muita inflação, desemprego e como consequência todos os governos vão passar por uma gigantesca crise.

O dólar é um bom investimento?

De fato, estão brincando com a economia mundial como se fosse banco imobiliário. Entender que isso não é sustentável a longo prazo e estamos na beira de colher o que pessoas inconsequentes vem plantando desde que tomaram o poder do próprio governo tem feito nações se moverem.

Muitos países e pessoas têm medo dessa abordagem e se o desenvolvimento da economia for menor que o esperado, não será possível cobrar impostos suficientes para abater a dívida criada, gerando um déficit maior do que pode ser suportado.

O dólar é um bom investimento? Pontos positivos e negativos.

O que mais sustenta o dólar é o investidor estrangeiro. Mesmo nesse cenário, a grande parte dos países acreditam que a economia pode dar a volta por cima dessa situação. Então o investidor precisa comprar dólar para investir em renda fixa americana ou em empresas como Apple, Alphabet (Google), Meta, entre outras.

Esse é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Investir em dólar dessa forma faz com que mais pessoas tenham dólares, o que acaba girando dentro da economia norte-americana, fortalecendo o sistema. 

Porém, neste momento as empresas estão super valorizadas, assim como em 2000. Há muito dinheiro em posse dos investidores das empresas das bolsas americana. O que faz inflar muito os preços dos ativos, fazendo com que o crescimento esperado não atinja os patamares das cotações, mesmo havendo lucro.

Em algum momento as pessoas se decepcionam e vendem seus ativos, o que aumenta o medo dos investidores. Assim começa uma liquidação em massa das ações, onde as pessoas convertem seu dinheiro para sua moeda de uso, diminuindo a presença do dólar. 

Mas ainda assim, a economia dos Estados Unidos é a mais produtiva do mundo e isso garante certa crença na moeda, o que estabiliza e equilibra um pouco os contrapontos.

Para os brasileiros, o dólar é um bom investimento?

Por mais que muitos não compreendam, o preço do dólar é muito importante para o brasileiro. Tanto na importação, quanto na exportação de produtos, a negociação entre empresas e países é utilizado o dólar americano.

O dólar é um bom investimento?

Em outras palavras, vestimos dólar, calçamos dólar, comemos dólar e usamos utensílios em dólar o tempo todo. Se a economia dos EUA vai mal, o brasileiro também paga por isso e esse fator faz com que nossa moeda perca mais valor ainda em relação ao dólar, mesmo que seu sistema entre em crise.

Ou seja, é provável, mesmo que incerto, que teremos uma moeda cada vez mais fraca perante ao dólar, assim, impulsionando seus lucros. Isso é descrito quando olhamos para o Ibovespa (índice das empresas mais valiosas da bolsa brasileira) inclusive.

Mesmo tendo atingido o topo histórico na moeda real, quando falamos em dólar, nos parâmetros atuais, ela se encontra 40% abaixo de suas máximas. Nesse caso, se você tivesse apenas comprado dólar, sem rentabilidade, você teria mais valor do que se tivesse investido nesse índice da bolsa brasileira.

O possível fim do dólar como moeda mundial

Quanto mais mexemos nesse formigueiro, mais buracos percebemos. Com tantos problemas, mesmo que se crie mais dinheiro, os países não dão conta de comprar mais dólares de maneira saudável. Isso acaba gerando uma falta de liquidez no mercado e travando a economia.

Para resolver isso, não serviria apenas mudar a moeda mundial?

O dólar ocupa esse lugar não à toa, é impossível termos outra moeda criada por qualquer país que suporte ser a moeda de troca mundial. Mesmo que algumas nações tenham abandonado transações em dólar e utilizado suas próprias moedas, nenhuma economia é tão sólida, com baixa inflação, alta produtividade e seja tão transparente para ocupar esse lugar.

Ainda que o BRICS se reúna e proponha uma troca desse sistema, o que provavelmente acontecerá é trocar o problema de lugar. Sempre correremos riscos quando há pessoas tomando decisões e tendo liberdade para mudar o curso da moeda.

Mas ainda existe um recurso que pode fazer esse jogo mudar.

Se o dólar quebrar, qual a solução?

Nos últimos anos, algumas pessoas já começaram a trocar o formato de seu consumo, buscando eliminar mecanismos que possuem o governo como intermediador, inclusive negociando por meio de conceitos e não por convenção social.

Existe um ativo que cumpre todos os requisitos de ter baixa inflação, ser capaz de se atrelar a toda a produção global, completamente transparente e incapaz de ser controlada por uma entidade ou pessoas que tomam decisões em benefícios próprios.

Ou seja, quem possuir esse ativo em mãos poderá comercializar livremente e tomará suas próprias decisões, sendo dono do seu dinheiro e com certeza não será utilizado para financiar qualquer coisa que não seja do interesse do portador.

O nome desse ativo é BITCOIN e tem se provado útil nessas circunstâncias. Ele garante suas funcionalidades e em alguns lugares como em Rolante, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, já é utilizado majoritariamente pelos seus habitantes. Eles deixaram de usar o real como moeda e assim, não precisam se render ao sistema criado pelo dólar e consequentemente pelo real.

Mesmo que seja uma mudança que demore para se efetivar globalmente, ela está acontecendo e ainda que seja incerta, pode ser uma boa escolha contra todo esse sistema insustentável.

Não devemos subestimar o poder de pequenos grupos que levam lemas potentes em suas palavras e atitudes. É isso que quem já utiliza desse método tem feito e tem demonstrado diversos resultados.

Conclusão: o dólar é um bom investimento?

O futuro é incerto e com tantas variáveis é difícil dizer se o dólar é um bom investimento ou não. Existem muitos riscos invisíveis que muitos gurus financeiros não apontam e isso pode prejudicar sua vida financeira. Então o que devemos fazer?

A teoria que tem se provado é a da diversificação. Ter ativos em diversas moedas, empresas, imóveis e reserva de valor, quando investidos com fundamentos, dificilmente fará você não ter bons resultados.

Além do mais, é possível que encontrem uma saída para o dólar. Porém se isso não acontecer, investir em empresas que possuem outra moeda aumentará suas chances de alavancar seu patrimônio.

bitcoin btc

E se o governo te assusta, as criptos são sua principal ferramenta de defesa, apenas lembre-se que em qualquer corretora, mesmo os ativos criptografados, sofrem com a legislação do país. Para que realmente você esteja protegido e garanta que seu investimento é seu mesmo, você precisa de uma carteira fria, assim se ela não tiver contato com a rede, será impossível de ser hackeada, clonada ou censurada por algum político. A recomendação do site é: https://amzn.to/3MdcmSW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *