Frase principal de uma Cooperativa:
“Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.”
– Padre Theodor Amstad
O que você achou da frase? Comente aqui.
Não seria interessante se o dinheiro arrecadado pelo Banco você investido na cidade onde o banco está situado, seja em educação, projetos ou em forma de “dividendos” para os moradores, afinal, só usam os moradores da cidade…
Na verdade, isso existe. É chamado de Cooperativa de Crédito.
Neste artigo, você aprenderá sobre a história do Cooperativismo (essências, emblema, bandeira, entre outros).
A Cooperativa é uma sociedade de pessoas, que se ajudam mutuamente, nos projetos, na educação, financeiramente repartindo os lucros e investimentos em geral.
A imagem acima é o Monumento ao Cooperativismo, localizado em Nova Petrópolis/RS – Capital do Cooperativismo.
O Monumento ao Cooperativismo, com 7 pessoas, localizado na Praça das Flores, simboliza a essência dos ideais cooperativistas, portanto:
Essências da Cooperativa:
Adesão Livre e Voluntária:
As Cooperativas são espaços abertos para qualquer pessoa apta a utilizar os seus serviços, sem qualquer tipo de discriminação.
Gestão democrática (Cooperativa)
Todos os associados (integrantes) têm direito a um voto. Sendo assim, a decisão não é tomada por uma pessoa ou por uma equipe administradora, mas com os votos dos associados.
Participação Econômica (todos são donos):
É dever de todo o associado contribuir para com a Cooperativa. Você torna-se um associado quando compra cotas da Cooperativa.
Portanto, quando você abrir uma conta em uma cooperativa, você precisará depositar x valor na cota capital e terás direito a participações dos lucros.
Autonomia e Independência (Cooperativa)
Independente das parcerias e capital de terceiros, a Cooperativa precisa ser autônoma.
Educação, Formação e Informação:
A Cooperativa deve contribuir para que os associados ensinam e aprendam uns com os outros.
Então, na maioria das Cooperativas há um curso gratuito sobre educação financeira e, em algumas, há como anunciar produtos para vender.
Intercooperação:
Além dos associados de uma mesma cooperativa unirem-se e cooperarem, essa ajuda mútua também se estende para as relações entre as diversas cooperativas.
Portanto, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e até internacionais, todas as cooperativas colaboram umas com as outras.
Interesse pela Comunidade:
Todos ganham. As Cooperativas devem criar políticas para o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.
Você já pensou em ser Dono(a) de um Banco?
O sistema cooperativo, como o nome já diz, é algo em que as pessoas se ajudam e repartem, então, automaticamente, uma Cooperativa Financeira é um Banco onde todos são donos.
Dessa forma, a Cooperativa Financeira tem os mesmos serviços de um Banco (conta poupança/corrente, cartão de débito/crédito, empréstimos, consórcios, pagar boletos, financiamentos…), porém, a finalidade são diferentes.
Enquanto os Bancos procuram largas margens de lucros e lucros e distribui os dividendos e juros sobre capital próprio (JSCP) para os acionistas, as Cooperativas emprestam a juros menores e não cobram tanto pelos serviços.
Aqui você vê as 12 diferenças entre Bancos e Cooperativas Financeiras.
O que a Cooperativa faz com o Lucro?
Uma parte do lucro arrecadado é dividido entre os associados (cada um com o percentual de acordo com o que participou) como “sobras” no final do ano. Também há os juros sobre capital.
Outra parte vai para projetos que ajudarão a sociedade, como reforma em escolas, projeto parecido com a ONG e outros.
O associado com o seu voto ajudará a escolher o projeto.
Os bancos tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), já as Cooperativas tem a proteção do Fundo Garantidor das Cooperativas (FGCoop), onde também cobre até R$ 250 mil por CPF.
Lembrando que: Se a Cooperativa estiver no prejuízo, você associado precisará ajudar a pagar as dívidas.
Nos bancos, há um sistema único, o Bradesco aqui é o mesmo Bradesco lá.
Já as Cooperativas, muda de região para região. Como o Sicredi de Nova Petrópolis (Sicredi Pioneira) é diferente do Sicredi de Carlos Barbosa (Sicredi Serrana).
Por conseguinte, as Cooperativas, geralmente, estão mais no Interior por causa do sistema de ajudar mais a pessoa e a comunidade.
Bandeira do Cooperativismo:
Essa é a bandeira do Cooperativismo desde 2001, possui o logotipo da Aliança Cooperativa Internacional e um arco-íris, de onde emergem pombos da paz.
Significados das cores:
Violeta: Beleza, Calor Humano e Coleguismo.
Anil: Auto e Mútua-Ajuda.
Azul: Horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados.
Amarelo: Família e Comunidade.
Verde: Crescimento como Pessoa e como Associado.
Vermelho: Coragem.
Emblema da Cooperativa:
Inegavelmente, o emblema é um dos principais símbolos do cooperativismo.
Em primeiro lugar, mostra a eternidade sem limites do círculo abraçando os dois pinheiros unidos e coesos, imortais e fecundos nos seus princípios, perenes na multiplicação dos seus ideais.
A esperança verde e a energia amarela colorem o símbolo circulado, representando o infinito.
Algumas Cooperativas:
Conclusão
Contudo, aprendemos que há maneiras de você usufruir de um serviço como associado, e conseguentemente receber os lucros da Cooperativa.
Possivelmente, é uma boa opção quando você coloca a cidade que você mora na balança e pensa que os bancos digitais são inseguros.
Todavia, cada um deve escolher o serviço bancário que melhor o atende, sempre colocando na balança qual compensa mais para si mesmo.
Você gosta do sistema cooperativo? Comenta aqui👇